quinta-feira, 15 de julho de 2010

Road Rage

Todos nós sabemos que as pessoas mudam quando estão atrás de um volante. Todos sabem, mas quantos se policiam para evitar este tipo de coisa?

Pessoas comuns, educadas, mas que quando entram em carro, passam a se sentirem poderosas e intocáveis. Este tipo de coisa leva a desrespeito das leis de trânsito, alta velocidade, acidentes, etc.

Um amigo me contou, indignado, que ele estava atravessando uma rua, na faixa de pedestre, quando um carro quase o atropelou, e ainda buzinou e o xingou. O detalhe é que o meu amigo estava atravessando numa via, que era a entrada para uma outra via mais importante, e na rua de onde o carro vinha tinha uma placa "Direita livre, preferência para pedestres."

A questão é que todo mundo sabe disto, mas ninguém pensa nisto quando está atrás do volante. Isto tem que mudar, pense nisto quando entrar no seu carro.

Isto até me fez lembrar de um episódio de um desenho do pateta, que vi quando criança, assista e reflita.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Seta não é acessório

Seta é um item obrigatório, mas muita gente não utiliza seta pra nada. Aí fica complicado, não da pra adivinhar o que as outras pessoas querem fazer.
E o pior não é isto, mas sim aqueles caras que ficam na pista da esquerda, e de repente querem virar numa rua à direita, e faz isto praticamente de uma vez e sem dar seta.
A seta, na minha opnião, não é só parte da lei de trânsito, mas questão de educação. Vai virar? Vai mudar de faixa de trânsito? Vai estacionar? Sinalize usando sua seta, não custa nada, e só é preciso um movimento com a mão.
Ah, mas aqui em BH, para mudar de faixa uma seta não basta, não sei porque, mas quando você sinaliza para fazer a manobra, o carro que estava um pouco atrás, acelera para não deixar você entrar, mas se você der seta e sinalizar com a mão, suas chances de realizar a mudança de faixa aumentam. Isto é falta de educação, de cidadania, de inteligência. Se deixarmos quem quer mudar de faixa, realizar a manobra, o trânsito vai fluir muito melhor.

Utilizem a seta, ela não é opcional.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pista/Faixa exclusiva para Ônibus




Faixa ou pista exclusiva para ônibus, como o próprio nome diz, é para ônibus.

Só que em Belo Horizonte, muito motoristas apenas ignoram estas pistas e faixas e andam lá normalmente, ainda devem se sentir o máximo quando vão passando pelos carros que estão nas outras faixas.

Mas porque estes motoristas simplesmente não ligam para estas leis de trânsito? Simples, porque no Brasil a impunidade impera, nada acontece com eles, não tem fiscalização para multar, se são multados conseguem uma brecha na lei para recorrer e acabam anulando a multa. No caso da faixa exclusiva da Av. Nossa Senhora do Carmo, no início eu ouvi dizer que eles estavam multando os motoristas que não respeitavam, com base nas imagens das câmeras da BHTrans. Verdade ou não, por um tempo ouve respeito a esta faixa, mas depois relaxaram novamente e tá uma bagunça de novo.

A pergunta que não quer calar é: Doi respeitar a lei?