quarta-feira, 30 de junho de 2010

Carro Velho e Carro Antigo

No meu ponto de vista, carro velho é um carro fabricado a bastante tempo e mal conservado, aquele que sempre tem ferrugem e/ou pintura estragada, cinto faltando, lanterna quebrada, enfim, caindo aos pedaços, geralmente com um motorista que tem cara que não possui nem habilitação para estar dirigindo. Já carro antigo é apenas um carro fabricado a bastante tempo, mas que está conservado, tem condições de ir de um ponto ao outro sem deixar partes pelo caminho.

Pra mim, carro velho não poderia estar na rua, mas carro antigo sim.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, carro velho/antigo são os que possuem entre 10 e 20 anos de uso. No artigo 230/18 do CTB, existe a possibilidade de o condutor ser multado pelo mau estado de conservação do veículo. A multa é grave, dá cinco pontos na carteira e tira R$ 127 do bolso.

Não há nada pior que pegar um engarrafamento e perceber que tudo é culpa de um carro velho quebrado no meio da rua, ou então pegar aquela Kombi velha pelo caminho, e ficar preso atras dela numa subida. Fora que se um carro deste bate em um mais novo, o cara sem carteira, como vai fazer pra pagar o estrago?

Carro antigo já é diferente, o dono cuida do carro, deixa ele em condições de rodar, claro que não impede de o carro parar no meio da rua, mas a chance é bem menor. Geralmente quem tem um carro antigo tem como hobby cuidar do carro, e tem dinheiro para isto, mas nem sempre, antes de ontem mesmo eu vi isto, um senhor que, pelo menos na aparência, não parecia ter dinheiro para ter como hobby possuir carro antigo, no entanto ele estava com um Corcel I em perfeito estado. Tudo é questão de cuidar do carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário