sexta-feira, 18 de junho de 2010

Transporte Coletivo

Em BH o transporte coletivo simplesmente não presta. Tudo bem, não uso todo dia mais, mas parei de usar por ser uma porcaria.

O primeiro problema é ser concessão para empresas privadas. Assim, o objetivo fica distorcido, ao invés de se tentar melhor atender o usuário, os responsáveis pelas linhas querem é maximizar seus lucros, sem se importar com os usuários.

Com isto vem o segundo problema que é o tanto de volta que uma linha dá para chegar de um lado a outro, todas as linhas fazem isto, fazem um monte de volta para tentar pegar mais passageiros.

Outro problema é falta de educação/treinamento dos motoristas. Falta até o básico para eles, que são as próprias leis de trânsito, quando na verdade eles deveriam ser exemplo para a população.

Mas tem como resolver? Sim. Em 2005, durante 2 meses, eu vivi em Vancouver, uma cidade quase do mesmo tamanho de BH, que possui um transporte coletivo excelente que reflete na diminuição do tráfego na cidade.

Lá, para começar, as linhas andam praticamente em linha reta, algumas andam de norte a sul e outras de leste a oeste. Quando se pega um ônibus (ou o Skytrain, que é o metrô, ou o Seabus, que é um barco que atravessa a English Bay) você recebe um ticket que permite pegar outro transporte dentro de 1hr e 30min sem ter que pagar novamente, assim o que acaba acontecendo é que as pessoas pegam o primeiro transporte que passa, e se este não a levar até o seu destino, desce no meio do caminho e pega outro que chega onde ela quer.

Além disto, os ônibus passam nos pontos mais movimentados em um determinado horario, se ele chegar antes, ele espera até dar o horario de sair, e nestes 2 meses que utilizei, nunca vi um ônibus chegar atrasado no ponto.

Os motoristas são muito bem treinados e educados, alguns até se arriscam como guia turístico e ficam falando por onde estamos passando e tals.

Aí o que acontece? Todo mundo usa o transporte, deixando o carro em casa, na hora do rush o trânsito fica mais cheio mas não para.

E dá pra fazer isto aqui em BH? Claro que dá, mas parece que falta vontade política, provavelmente alguns políticos ganham dinheiro de alguma maneira com as coisas como estão.

Foda.

Um comentário:

  1. Não precisa ir tão longe, em Curitiba o transporte público funciona bem, olha que lá nem tem metrô. De qualquer ponto da cidade você pode pegar o ônibus descer dentro da estação e trocar de ônibus sem custo. Como eles percorrem distâncias menores, com menos veículos se pode ter um tempo de espera menor.
    Mas há uma esperança, a criação das Estações Diamante, São Gabriel e Venda Nova é um primeiro passo para este caminho que ainda é muito longo....

    []'s

    ResponderExcluir